Bolo Delicioso

Ingredientes:
Massa:
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
4 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 colher (sobremesa) de canela em pó
200g (10 colheres de sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de café forte e frio
Cobertura:
6 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de leite frio
1 colher (sopa) de café forte sem açúcar

Modo de preparo:
Massa:
Separe as claras de ovos das gemas, colocando-as em recipientes separados. Para bater as claras em neve, de modo que elas fiquem bem aeradas, vá adicionando as claras na batedeira já ligada. Bata em velocidade rápida por aproximadamente três minutos ou até que estejam em ponto de neve. Para saber o ponto certo, verifique se sua consistência é macia e firme ao mesmo tempo. Coloque as gemas de ovo na tigela da batedeira e dê uma ligeira batida por alguns segundos. Acrescente um pouco do açúcar e bata ligeiramente. Vá acrescentando o restante do açúcar aos poucos, com a batedeira sempre ligada, até misturá-lo completamente. Acrescente a canela à essa mistura. Em seguida junte a margarina. Bata novamente para misturá-lo ao açúcar, tornando a massa mais lisa. Coloque, então, o chocolate aos poucos, batendo sempre em velocidade média. Deixe batendo até que essa mistura esteja bem homogênea. Mantendo a batedeira ligada em velocidade média, vá despejando um pouco do café, lentamente, para não respingar fora da tigela. Ainda com a batedeira ligada, acrescente um pouco da farinha de trigo, também lentamente. Vá alternando entre estes dois últimos ingredientes: um pouco de café, um pouco de farinha, mais um pouco de café etc, até o término destes ingredientes. Continue batendo, de forma que a massa fique bem misturada e com sabor por igual. Não se esqueça de acrescentar o último ingrediente, o fermento. Não se deve batê-lo na batedeira: use uma colher de pau ou "pão-duro" para misturá-lo. Acrescente as claras em neve à massa, usando uma colher de pau ou o "pão-duro". Faça isso bem devagar e delicadamente, sem achatar as claras. Com movimentos circulares de baixo para cima, vá misturando bem lentamente, incorporando toda a clara em neve à massa. Isso faz com que seu bolo fique muito mais fofinho. Não se esqueça de mexer os cantinhos da vasilha. Unte uma fôrma redonda com margarina, nas laterais e no fundo. Polvilhe farinha sobre a margarina, dando bastante atenção também às laterais da fôrma, para facilitar na hora de desenformar o bolo. Despeje a massa igualmente pela fôrma, usando o "pão-duro" para raspar a tigela. Não deixe a massa passar de 3/4 da altura da fôrma, pois este é um bolo que cresce bastante e poderá vazar se a fôrma estiver muito cheia. Leve ao forno médio (180º C ) por aproximadamente 50 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura, como segue abaixo.
Cobertura:
Coloque a margarina numa panela, em fogo brando, deixando-a derreter lentamente. Despeje o açúcar quando a margarina estiver começando a derreter. Acrescente agora o chocolate em pó. Se o fogo nào estiver muito quente não há necessidade de mexer. Acrescente também o leite. Por último, junte o café. Lembre-se: só uma colher, pois apesar de pouco, o café dá um gosto bastante acentuado à cobertura. Misture bem todos os ingredientes, enquanto a margarina derrete. Note que, conforme você mexe e a mistura esquenta, a margarina fica bem diluída nos outros ingredientes. Mexa até que a calda engrosse. Apague o fogo e deixe a cobertura na panela ainda quente.
Montagem:
Retire o bolo do forno e cubra-o com você vai virá-lo. Deixe esfriar até que você possa pegar na fôrma. Ainda morno, vire e ajeite bem o bolo no centro do prato ou boleira, para que a calda penetre melhor. Desenforme o bolo ainda morno, retirando a fôrma e deixando-o de cabeça para baixo mesmo. A cobertura vai esconder as imperfeições do fundo. Espalhe a cobertura numa camada generosa por toda a superfície do bolo, com auxílio da colher de pau ou de um "pão-duro". Cubra também as laterais completamente. Se quiser, decore com alguns grãos de café.

Rendimento: 10 porções

  © 2009 Receitas com Café | Política de Privacidade | Contato | Powered by Blogger

VOLTAR AO TOPO